A boneca momo ganhou fama na internet brasileira em agosto do ano passado ao aparecer em correntes que circulavam no whatsapp lançando desafios macabros para as crianças. Recentemente, a imagem assustadora voltou a despertar a preocupação dos pais. De acordo com os relatos da internet, a boneca tem surgido em vídeos do youtube com conteúdos destinados ao público infantil.

Os pais têm informado que momo aparece repentinamente nos vídeos de brincadeiras e desenho animado para ensinar e incitar crianças e adolescentes a cometerem suicídio. O caso voltou a repercutir e reacendeu o debate sobre os conteúdos acessados pelas crianças na web.

Como abordar a criança para falar sobre a boneca momo

Apesar de estar sendo tratado como um simples boato, o retorno da boneca Momo deixou todos em estado de alerta. Preocupados, muitos pais chegaram a abordar os filhos para questionar se eles haviam tido algum tipo de contato com a boneca. No entanto, no auge do desespero, alguns chegaram até mesmo a mostrar a foto da Momo para a criança. O que era para ser uma prevenção, tornou-se um problema.

O ideal é conversar com a criança, orientá-la a não clicar em links de estranhos e avisar aos pais quando imagens ou vídeos suspeitos aparecerem. É necessário que o menor não se sinta culpado pela situação, porque isso evita que o diálogo seja aberto e honesto devido ao medo dos castigos.

Muitas informações divulgadas pelos próprios pais realmente auxiliaram a diminuir a tensão e deram boas dicas para o ocorrido não se tornar um problema maior. Porém, a maioria apenas aumentou o terror, criando uma espécie de surto coletivo.

Como as crianças não estão totalmente alheias ao que acontece ao seu redor, ainda mais em um mundo tão tecnológico, ficou muito mais fácil acessarem esses conteúdos com os próprios responsáveis como reprodutores das imagens e vídeos da boneca Momo.

Como se proteger da Momo e bloquear outros conteúdos indesejados no youtube Kids

O youtube kids tem proporcionado um pouco de alívio aos pais. Nascida em 2015, a plataforma reúne conteúdos voltados ao público infantil com o objetivo de evitar que vídeos relacionados à violência, drogas, pornografia, entre outros, sejam recomendados para as crianças. Mas, a ferramenta não é 100{1173b9dcdf3ba145d73cb86331cb878c805724042d05cbfcc5f814a16cb52224} segura.

É possível burlar a segurança e alguns materiais com assuntos perigosos podem ser encontrados camuflados em vídeos infantis. Para reforçar a proteção, os pais podem colocar em prática algumas dicas sobre como bloquear conteúdos no youtube kids e só exibir vídeos selecionados. Confira algumas dessas dicas abaixo:

1) Cadastre uma conta no app;

2) Acesse as configurações e clique em desmarcar a opção ‘pesquisa’ e marque ‘restringir conteúdo’;

3) Em coleções marque os programas favoritos do seu filho. Tenha preferência pelos conteúdos recomendados por empresas de educação e segurança na internet;

4) Opte pelos canais oficiais das produtoras de vídeos e evite perfis pessoais.

Dicas extras:

  • Realize o download dos vídeos no celular em vez de liberar o acesso completo à internet
  • Configure o seu celular e tablet em uma única conta para os conteúdos acessados pela criança ficarem disponíveis. Assim você poderá  conhecer os tipos de vídeos assistidos.
  • Não utilize a sua conta pessoal para visualizar conteúdos infantis pois o aplicativo recomenda conteúdos relacionados à idade do usuário dono do perfil.

Com essas dicas, é possível ter um pouco mais de tranquilidade e controle sobre os conteúdos acessados pelas crianças na internet.

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *