É comum as pessoas acreditarem que no momento do nascimento do bebê, os pais já sabem como escolher a escola ideal. No entanto, essa pode ser uma tarefa mais complicada do que se imagina. Existem diferentes fatores a serem analisados. Afinal, a educação infantil é um momento importante para a criança.

É na educação básica que são trabalhados diferentes aspectos capazes de contribuir com o desenvolvimento global dos indivíduos, como a cognição, sociabilidade, cultura, psicomotricidade, entre outros. Por isso, se você tem questionado constantemente ‘como escolher uma escola para o meu filho’, confira as dicas que preparamos logo abaixo.

Visite diferentes instituições

Ao visitar a instituição é possível conferir de perto diversos fatores, como a infraestrutura, tratamento dos colaboradores com as crianças, interação com as famílias, etc. Caso haja a possibilidade, o interessante é visitar mais de uma escola para ter acesso a diferentes pontos de vista e poder comparar o modelo educativo mais adequado à criança. Opte por visitar sem horário marcado, assim fica mais fácil analisar a escola e como é o seu funcionamento rotineiramente.

Analise a proposta pedagógica da escola

A proposta pedagógica, ou plano político-pedagógico é a identidade da escola. No documento consta a linha teórica na qual a instituição baseia a sua atuação. Um exemplo de proposta pedagógica é o construtivismo, movimento teórico educacional criado pelo psicólogo e pesquisador suíço Jean Piaget.

Numa escola construtivista, o ideal é que as crianças sejam incentivadas a participar ativamente da construção do conhecimento e os professores assumem o papel de mediadores do aprendizado. Já uma instituição que segue o modelo tradicional, educadores detém o conhecimento e devem passá-lo para a criança, que recebe as informações, mas não têm autonomia para questioná-las.

Verifique com a coordenação qual é a proposta político-pedagógica da escola e como eles se comprometem a cumprir o que está sendo estabelecido. Caso a instituição não possua uma proposta definida, talvez seja o momento para desconfiar.. Sem uma linha pedagógica é possível que a escola seja desorganizada ao longo do processo educativo.

Verifique a infraestrutura, segurança e higiene

A infraestrutura da escola também influencia no aprendizado infantil. Além de priorizar a segurança e higiene, é interessante que a escola possua ambientes capazes de atender as necessidades das crianças, como local para lazer e interação social, salas de aula bem equipadas, espaço para atividades lúdicas, entre outros.

Converse com os pais dos alunos

Durante a sua visita, converse com outras mães e pais para conhecer um pouco da visão deles sobre a escola. Pergunte sobre o tratamento com as crianças, as atividades realizadas, o compromisso com a qualidade do ensino, etc.

Quais são as atividades extracurriculares oferecidas?

O aprendizado não está preso à sala de aula. O conhecimento se constrói a partir de diferentes interações. As atividades extracurriculares funcionam como outras fontes de conhecimento, que trabalham diversificados aspectos da criança. Pergunte quais serviços são oferecidos e como são trabalhados pela escola. Entre as atividades extracurriculares estão o ballet, capoeira, projetos e passeios.

Cuidado com os excessos

Estamos acostumados a medir tudo por números. Essa tendência também é adotada no momento de escolher uma escola ideal. Porém, nem sempre a instituição com 100 exercícios semanais será a que trabalhará os conteúdos com melhor qualidade. Cada criança tem um ritmo e é importante respeitá-lo, sempre incentivando o aluno a vencer novos obstáculos. As avaliações propostas devem ser contextualizadas, e não jogadas nos alunos apenas para cumprir com as metas numéricas.

Parceria escola-família

É importante que os pais estejam presentes ao longo do processo educativo dos filhos. Essa parceria entre escola e família é fundamental para garantir o desenvolvimento dos pequenos. A escola também não substitui a presença e afeto dos pais. A educação não é responsabilidade única das escolas, por isso é necessário que o acompanhamento seja constante.

 

Além dessas dicas, também preparamos algumas recomendações sobre o que perguntar na visita a escola:

  • Como a escola age em situações de emergência?
  • Qual o currículo dos educadores?
  • Quais são as infrações estabelecidas e as punições aplicadas?
  • Qual é a “missão” da instituição? E os valores por elas defendidos?

No vídeo abaixo, confira uma reflexão sobre o que realmente a escola deve oferecer às crianças.

Agora que você já sabe o que observar na escolha da escola infantil, com certeza será mais fácil escolher uma instituição comprometida com a qualidade do ensino. Para conferir outras dicas envolvendo a paternidade, não deixe de acompanhar o perfil do projeto Pai, vem cá no Instagram e no Facebook.

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *